sábado, 16 de fevereiro de 2008

ESTE MEU PLATONISMO INEXPLICÁVEL

Devo explicar-lhes, a razão do meu envolvimento com Platão, sempre fui criado com ideais nobres e caridosos, sempre tive na idéia de justiça, uma impressão da existência de proporção, tão presente no equilíbrio da pólis idealizada por Platão, meu eterno mestre, sempre fui educado num ambiente, em que se preservava a ética do bem comum, tão presente no mundo platônico, mas confesso, que nunca aderi a "piedade cristã" e sou a favor da pena capital, pois, a proporção da vida é a morte, isto sempre carregarei, não hipócritamente, assumo o que digo, sempre me ensinaram a tratar o semelhante como igual, independente de suas distinções, fossem quais fossem, sempre me ensinaram o repúdio do erro, do absurdo moral, do negar em atitude, as atrocidades contra a vida(e não falo do aborto), da corrupção, enfim, tudo o que me ensinaram, estava devedor deste mestre, o Platão, tudo o que me passaram de ideal e justo, passava pelas mãos de Platão, e justamente agora, com a visão da destruição da moral, dos bons costumes, do advento da relatividade do bom, do belo e do justo e de toda a proposta adversa do Cálicles e da vontade de potência proposta por ele e imitada por Nietzsche, tão elevada aos píncaros da glória nos dias de hoje, que me deixa de certa forma desconfortável, pois tal, é a moral monetária e neo-liberal e que vende e compra consciências, que em tudo coloca um preço, que destrói o que é justo e destrói o ético, e que de certa forma, vende a ética que lhe convém, superestima e vende a pseudo democracia e combate e transforma a verdadeira em stalinismo, maoismo, fidelismo, capitalismo, e outros "ismos" por aí...e impõe a sua ética pra todos e isto reflete na sociedade em corrupção, em alienação, em coisificação do homem, em barbárie e em violências diversas.
Vamos nos drogar?O mercado neo-liberal nos vende as drogas e nos aponta as armas que nos matam, para manter a indústria bélica, ele sustenta as leis contra as drogas no terceiro mundo, arma policiais e traficantes e nos transforma em estatísticas da violência e paga a manutençaõ de tudo isso.
Platão é o meu amigo e me deixa vivo... .

Nenhum comentário: